13 janeiro 2009

Against Finning

O Finning é, como muitas outras, uma prática de pesca cruel que consiste em capturar tubarões, cortar-lhes as barbatanas e com elas fazer sopinhas. Sopinhas do chinês, estão a ver? Até aqui tudo bem, eu não como dessa sopa.

E vêm agora vocês dizer-me que a matança do porco também é cruel ah e tal... pois é, mas eu aprendi com a Filipa Vacondeus que até se pode fazer arroz de cordéis (leia-se arroz de cordéis de chouriço do porco) ou seja: aproveita-se tudo, à excepção da unhaca... que segundo sei não serve para nada.

No tubarão não. Um quilinho de carne (ou peixe) de tubarão custa no máximo €20 e o quilinho da barbatana custa €500... por isso andam para aí uns inergumenos no mundo que capturam os bichos, lhes cortam as barbatanas e em vez de mandarem o resto da carne para a etiópia com o selo pago – visto que ganham tanto com a barbatana - os mandam de novo para o mar... tipo homem sem perninhas nem bracinhos.

Claro que os tubarões morrem esvaidos em sangue e sem conseguir nadar. A única coisa que me consola é que não morrem afogados...

Estes gajos dos olhos em bico nunca me pareceram fiáveis, mas aos meus olhos mais de meio mundo era metido numa panela de água a ferver e lá está... mandada aos tubarões. Jacques Cousteau incluído se fosse vivo, depois de ter vendido aos japoneses a rota de migração das baleias, para que eles as matassem também. Mas não me lembro de ver baleia nos menús japoneses... estranho!!!

Eu não sou fundamentalista, comam lá os tubarões que tiverem a comer e negoceiem como puderem o preço dos bichos, que estamos em crise e eu até percebo. Mas aproveitem a carninha até ao fim e chupem as espinhas que o Mundo agradece e eu também.

P.S. Depois não se admirem de estar a dar umas braçadas na praia dos tomates e serem comidos por um tubarãozinho... e olhem que nunca ninguém os viu cuspirem os ossinhos...

1 comentário:

Baiana disse...

Tenho a dizer que não como porco nem tubarão. E, já agora, informo que há ramos da minha árvore genealógica que deram uns olhos em bico altamente fiáveis ;-)